Análise e visualização de dados em R, XXVII EBRAM

Encontro Brasileiro de Malacologia

Online

04-05 Out, 2021

13h - 17h BRT

Instrutores: Tauana J. Cunha

Monitores: Brunno H. B. Alves

Informações Gerais

Esse é um workshop baseado no Data Carpentry, um módulo do The Carpentries voltado para o desenvolvimento e ensino de abilidades relacionadas a dados. O público alvo são alunos e pesquisadores com pouca ou nenhuma experiência computacional prévia, visando capacitá-los para aplicar as novas abilidades rapidamente em sua própria pesquisa.

Para mais informações sobre o quê se ensina no The Carpentries e por quê, veja o paper "Good Enough Practices for Scientific Computing".

Onde: Esse minicurso será online. Passaremos o link de conexão por email aos participantes registrados pelo site do EBRAM.

Quando: 04-05 Out, 2021. Adicione ao seu Calendário do Google.

Pré-requisitos: Os participantes precisarão de um computador com sistema operacional Mac, Linux, ou Windows no qual tenham permissão para instalar novos programas. Siga as instruções de instalação dos programas abaixo.

Accessibilidade: Queremos que esse minicurso seja um ambiente positivo e acessível a todos. Por favor entre em contato antes da data de início se houver alguma coisa que possamos fazer para tornar o evento mais acessível para você.

Contato: Escreva para Tauana Cunha CunhaT@si.edu para mais informações.

Quem pode participar?: Inscrição nesse minicurso é aberta para participantes do XXVII EBRAM.


Código de Conduta

Espera-se que todos os participantes respeitem o Código de Conduta do The Carpentries.

Programa


Caderno de Notas Colaborativo

Vamos usar esse documento colaborativo para tomar notas, compartilhar links e código.


Preparação necessária antes do minicurso

Configure seu espaço de trabalho

Esse minicurso segue o modelo de live-coding do The Carpentries, ou seja, programação em tempo real acompanhando os instrutores. Para isso, você precisará ter na tela tanto a janela do programa que vamos usar (RStudio, Excel etc.) como a janela do Zoom. Para ver as duas ao mesmo tempo, recomendamos uma das seguintes opções:

A seguinte página do The Carpentries dá mais detalhes sobre como configurar sua tela durante o workshop.

R and RStudio

R e RStudio são instalados separadamente. R é o ambiente de programação por trás do RStudio, mas usar o R sozinho é pouco prático. RStudio é uma interface gráfica que faz o uso do R mais fácil e interativo. É necessário instalar o R antes de instalar o RStudio. Depois da instalação dos dois programas, temos que baixar também um pacote específico de R. Siga as instruções abaixo de acordo com seu sistema operacional, e depois veja ao fim da página sobre como instalar o pacote tidyverse.

Uma lista de erros comuns que podem ocorrer durante a instalação é encontrada nessa página (em inglês) do The Carpentries: Configuration Problems and Solutions wiki page.

Windows

Se você já tem R e RStudio instalados

Se você não tem R e RStudio instalados

macOS

Se você já tem R e RStudio instalados

Se você não tem R e RStudio instalados

Linux

Instruções Linux

Para todos

Recursos adicionais

Abaixo estão links para livros online, tutoriais, comunidades de discussão, e galerias de gráficos para servir de inspiração e fonte de código.

Livros:

Galerias de gráficos ggplot2:

Onde buscar ajuda: